Que tal fazer uma retrospectiva de 2022?
Que tal revisitar momentos importantes que você vivenciou no decorrer deste ano?
Esta minha proposta tem por objetivo levar você a relembrar acontecimentos importantes, mesmo que eles não se apresentem de forma positiva para você, mas certamente, eles tiveram uma razão de ser. Tenho a certeza de tudo o que vivenciamos na nossa vida nos serve de aprendizado, e a proposta da retrospectiva vem principalmente neste aspecto de entender o que cada experiência, positiva ou não, pode te trazer de ganho.
É bem possível que você chegue à conclusão de que houve muito estresse, momentos de muita ansiedade, desânimo, apreensão por alguma razão.
Saiba que assim como você, muitas pessoas se sentem da mesma forma.
Pode ser que você avalie que seu ano foi muito produtivo e que tudo o que você vivenciou foi extremamente importante e relevante. Ótimo!
Independentemente de como foi o seu ano, se você está lendo este texto, é porque está em condições de discernir sobre tudo o que estou escrevendo. E veja isso como algo positivo.
Vamos pensar que o que passou, passou e que as experiências vividas nos servem de parâmetros para seguir em frente. Vamos pensar estamos finalizando um ciclo chamado 2022 para iniciar num novo ciclo chamado 2023. Ok?
E que neste novo ciclo nós precisamos pensar no que queremos, no que desejamos alcançar, no que iremos focar, nos erros que não pretendemos cometer. Focar no tipo de pessoa que podemos passar a ser, nos projetos que podemos nos envolver, nos aspectos em que podemos melhorar e no quanto podemos evoluir.
Entenda que saber o que queremos, focalizar e direcionar a nossa energia para isso tem uma importância muito grande. Por outro lado, não ter um direcionamento é tão somente um sinônimo de desperdício de energia. É também uma desorganização mental, uma desordem que precisa ser eliminada.
Se você deseja, e eu acho que sim, ter uma vida melhor em 2023, vamos focar com toda a força e energia no que realmente importa e no que você pretende alcançar, e para isso que tal definir seus objetivos, se organizar para alcança-los, se disciplinar e focar no que realmente importa, deixando de lado a procrastinação e as interferências que são desnecessárias e só servem para te tirar do foco de ter o melhor ano da sua vida.
Se eu pudesse te dar uma dica, te orientar em relação a uma atividade simples, mas que eu julgo extremamente valiosa, eu te recomendaria escrever uma carta para si mesmo. Sim, escrever uma carta!
Não uma carta qualquer, mas colocar nesta escrita tudo o que você deseja alcançar.
Ao descrevê-la, não parta do seu momento atual pois você pode se limitar nos pensamentos em função de não estar no seu melhor momento. Expanda suas expectativas e escreva de uma forma otimista e alegre. Pense que você, destinatário desta carta, irá recebê-la em dezembro de 2023 e terá a oportunidade de ver escrito como o seu 2023 se desenrolou.
Topa o desafio?